Uma coisa que fez toda diferença na organização e produtividade do meu dia foi quando descobri o ritual noturno. Deixar a manhã seguinte já organizada na noite anterior, antes de dormir, foi a chave para várias mudanças que fui implementando depois, durante o dia seguinte.
Acalmar a mente e preparar a manhã seguinte são as chaves do ritual noturno
Na verdade, percebo que o ritual noturno tem duas frentes: uma é acalmar a mente, desligar celular, televisão, tomar um chá, ler um pouco… Tudo para prover uma boa noite de sono. A outra frente do ritual tem a função de organizar a manhã do dia seguinte para não perder tempo e energia pensando em coisas como “que roupa vou vestir?” ou “o que vou comer no café da manhã?”.
No meu caso, e acredito que para muita gente, o ritual noturno com intenção de acalmar a mente era um hábito. Mas confesso que o ritual com foco na manhã seguinte, embora não seja nada do outro mundo, me pegou de surpresa. Do tipo “como é que eu não pensei nisso antes?”.
Talvez até já tivesse pensado, mas eu realmente não fazia. E a minha manhã era beeem corrida e confusa. A rotina em casa muda sempre, mas já faz alguns anos que, por conta das escolas das minhas filhas, acordamos bem cedo. Atualmente, todos em casa acordam entre 5h (eu) e 5h40, e tem dias em que às 6h30 já estamos todos fora de casa. E ainda temos dois cachorros para cuidar antes de sair. Nesse cenário, dá pra imaginar que cada minuto conta!
Ações simples à noite poupam minutos preciosos de manhã
E aí o ritual noturno fez toda a diferença. Assim como cada um tem (ou deveria ter) o seu ritual noturno para acalmar a mente, pois cada um sabe o que funciona melhor para si, o ritual com foco no dia seguinte também vai variar de acordo com a rotina de cada pessoa. Deixar a mesa do café da manhã pronta e os lanches encaminhados fez toda diferença para mim, me poupam um tempo enorme. Também já separo a roupa que vou usar no dia seguinte. E se preciso levar algo comigo, para uma reunião ou uma consulta, por exemplo, já separo também e deixo na bolsa ou na porta de saída para não esquecer.
São ações simples, banais até, mas além de poupar uns minutos preciosos de manhã, são coisas nas quais não preciso pensar logo cedo, pois já fiz na noite anterior. Depois que adotei esse ritual até sobram alguns minutos para tomar o café com um pouco de sossego, conversar com as meninas, checar se está tudo em ordem antes de sair de casa. Antes saía sempre atrasada e com a sensação de estar deixando alguma coisa para trás.
A intenção é começar o dia com foco no que é importante e não no que é trivial. Fazer do trivial um hábito, e assim torná-lo uma ação automática.