Entramos no último mês de 2017 e a gente começa a colocar em prática os rituais de final de ano. Não tem jeito, todo mundo tem seus rituais. Quem comemora o Natal, então, sempre tem vários: montar a árvore de, amigo secreto, as happy hours com os amigos, preparar a ceia…
Um dos rituais na nossa casa é o Calendário do Advento, que a minha cunhada Teresa enviava todos os anos para as crianças. O Calendário do Advento não é muito conhecido por aqui, mas é uma tradição de Natal na Alemanha, onde vive a minha cunhada.
Calendário do Advento: como começou
Os primeiros Calendários do Advento surgiram no início do século XIX, na Alemanha, como uma contagem regressiva para a véspera de Natal. Essa contagem é feita a partir de 1 de dezembro e no início consistia apenas de um risco de giz na porta da casa.
Com o tempo o calendário foi evoluindo e passou a ser impresso, ganhou desenhos e cenas bíblicas. O formato atual mais conhecido é feito de papelão com pequenas caixinhas que, em geral, contém um chocolate para cada dia da contagem regressiva.
Simples e divertido
Mas como este ano os calendários não chegaram 🙁 acabou sendo uma boa oportunidade para não deixar passar em branco essa nossa tradição e aproveitar o tempo de férias das meninas. E foi perfeito!
Com uma busca rápida na internet encontrei vários modelos bacanas do Calendário do Advento. Gostei especialmente deste calendário, que poderíamos fazer em casa. Uma parada numa loja de produtos para artesanato e outra no supermercado para pegar uma caixa de papelão vazia – que seria a base do calendário – e já tínhamos o material necessário.
A intenção não era fazer algo espetacular, com um superacabamento, mas passar uma tarde divertida bolando a divisão dos envelopes no papelão (que são os bolsos para os chocolates) e decorando o calendário com fita e adesivos de Natal.
No final, a melhor parte: ir até uma doceria comprar os bombons para o nosso calendário! Mas aqui também valem balas, biscoitos. Ou pequenos brinquedos para as crianças pequenas. Também vi na internet calendários do Advento que ao invés de chocolates, tinham tiras de papel com um desejo para o ano novo e até com uma atividade para cada dia. Então os doces não são uma desculpa!
Com os bombons nosso calendário ficou meio pesado, então o Marcelo precisou prender na parede com fios de arame.
Mas o melhor de tudo foi, no final, ouvir da minha caçula: “Estou orgulhosa do meu trabalho!”
No post anterior, Enfim, férias! E agora?, coloquei outras ideias para aproveitar as férias.
Calendário do Advento: material que usamos
1 caixa grande de papelão (pegamos uma caixa vazia no supermercado)
2 folhas de papel laminado prateado
25 envelopes brancos
cola branca
3 cartelas de adesivos com motivos de Natal
canetinha preta (para numerar os envelopes)
tinta preta
pincel