Alimentação

Ah, os vegetais! Receita fácil e que minhas filhas adoram

Na minha casa todos, sem exceção, têm ou já tiveram algum perrengue com os vegetais. Eu que nunca fui fã de cenoura crua, na gestação decidi que não ia comer cenoura crua. Nunca mais! E minhas filhas, como a grande maioria das crianças/adolescentes, vão bem nas frutas mas sempre fugiram das verduras e legumes. Quando assistimos Divertida Mente, filme da Disney, brincamos que na mente da minha filha mais velha só tem bolinhas verdes (elas estão lá para “proteger” a Marcela de comer qualquer coisa verde!!!).

Lembram da Nojinho, de Divertida Mente?

 

Mas graças à minha cunhada Teresa, toda a família vem sendo apresentada ao fabuloso mundo dos vegetais. Isso mesmo. Minha cunhada adora cozinhar e ama vegetais! Juro, você ouve ela falando sobre a crocância do rabanete, a deliciosa receita de couve-flor e fica com vontade de experimentar. E ela conta dos preparos com tantos detalhes, no mercado faz elogios à beleza da catalonha, que é impossível não ficar com vontade de experimentar. Várias receitas dela acabam entrando no nosso cardápio do dia-a-dia.

 

Vegetais ao forno, bem fáceis de fazer

Uma vez estávamos na casa dela e ela preparou legumes de um jeito tão simples, mas que eu nunca tinha pensando em fazer antes… Ela cortou rodelas de batata doce, cubos de abóbora, metades de couve-de-bruxelas e pequenos buquês de brócolis e couve-flor. Temperou tudo com azeite de oliva e sal. Espalhou numa assadeira, deixando todos os pedaços em contato com o fundo da assadeira e levou ao forno. Por uns 10 a 15 minutos, virou os legumes e voltou ao forno por mais 10 a 15 minutos. Pronto.

Brócolis, couve-flor e batata doce prontos para ir ao forno

 

Simples assim e fica muito gostoso. Perfeito para acompanhar carne, frango ou peixe. Outra dica da minha cunhada e que nós também já experimentamos foi colocar uma posta de salmão no meio dos legumes e assar tudo junto. Fica ótimo e muito prático! Nesses tempos em que todo mundo quer fugir dos carboidratos é uma refeição completa. Não precisa nem de arroz, macarrão, nada.

Legumes assados: tostadinhos e facílimo de fazer!

 

Irmãs brigam pelo brócolis! Quem diria…

Mas o mais impressionante é que minhas filhas adoraram esses legumes! Agora, brócolis e couve-flor fazem parte do nosso cardápio. Se antes eu trazia um maço de brócolis do horti-frutti, agora preciso trazer dois. Tem briga por causa de brócolis aqui em casa! Uma noite, preparei esses legumes para o jantar. Fiz uma quantidade pequena, é verdade. A Mariana chegou primeiro e comeu tudo o que tinha na assadeira. Depois apareceu na sala com uma carinha inocente e disse “Comi todos os vegetais!”.

 

Que emoção!! Corri para a cozinha para colocar outra rodada no forno. E a Mariana ainda veio atrás: “Se você vai fazer mais, vou comer mais um pouco”. Claro, querida! Quando a segunda assadeira ficou pronta, minha filha mais velha veio correndo e virou toda a assadeira no prato dela, só pra não dividir com a irmã… Não é o sonho de qualquer mãe?

 

Mas o meu sonho ficou completo no dia que a Marcela (mega difícil pra comer) chegou da escola, na hora do almoço, abriu a porta e disse “Hummm, to sentindo cheirinho de brócolis!!” Obrigada, Teresa.

2 Comment

Deixe uma resposta